Contextos Profissionais

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2010/2011

Código: CS10004
Sigla: CTPRO
Secção/Departamento: zComunicação
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
CS 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Ricardo Jorge Melo Nunes
Corpo docente: Pedro Nuno Caetano dos Santos Brinca

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Com esta UC pretende-se promover o contacto dos estudantes com as empresas das áreas de comunicação social ou com os departamentos de comunicação de empresas e instituições públicas ou privadas, através de uma visita, com recurso à observação, entrevista e elaboração de um questionário, para compreensão das finalidades, organização, metodologias e estratégias da empresa.

Programa

Os contextos em análise
- O que é uma empresa e uma organização
- Conhecimento do mercado de trabalho na área do curso

Metodologias de observação e análise
- Elaboração dos questionários e grelhas de observação
- Preparação das visitas

Relatórios da observação e de análise
- Orientação para a elaboração de relatórios


Métodos de Ensino

Discussão e debate de ideias sobre as temáticas relacionadas.

Participação em seminário com antigos alunos do curso.

Visitas de estudo a diferentes contextos profissionais.

Elaboração e apresentação de relatório.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

O processo de avaliação é contínuo e implica a realização dos trabalhos propostos.

Cálculo da
Classificação Final

1. Presença, participação e empenho nas tarefas das aulas – 40%;

2. Reflexão individual sobre seminários com antigos alunos – 30%;

3. Relatório de análise de contexto, elaborado em grupo: trabalho escrito e apresentação em aula – 30%. (esta avaliação terá uma ponderação individual a partir da nota do grupo).

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)  Aulas  60
  Total: 60

Bibliografia Principal

Paulo Faustino;A Imprensa em Portugal, Formalpress, 2004
Jean-Noel Jeanneney;Uma História da Comunicação Social, Terramar, 1996
Vários;A Imprensa Local e Regional em Portugal, Entidade Reguladora para a Comunicação Social, 2010
Página gerada em: 2024-05-23 às 19:54:26